quarta-feira, 29 de maio de 2013

O código que escrevemos tem muito pouco impacto sobre as pes

As palavras que vemos no título desse post são do mestre Carlos Brando, especialista em Ruby on Rails. Carlos publicou em seu blog um post polêmico, lançando a seguinte pergunta no início de seu texto “Quer se tornar um programador de sucesso? Pare de escrever código”.
Brando contesta alguns programadores que focam demais no código e esquecem o usuário. “O problema é que a maior parte dos programadores se preocupam demais com o código. Passam horas e mais horas tentando criar o algoritmo perfeito. Porém se esquecem que o melhor código do mundo é inútil se ninguém utilizar o software que o contém.”

No final, sugere que o programador deixe de focar apenas no código, participando mais ativamente de comunidades, realizando palestras e melhorando suas habilidades sociais. Sobre isso Brando diz “Não escreva apenas código. Estude, escreva e fale mais sobre código”
O que Brando diz é bastante pertinente. E podemos trazer isso para o campo do Web Design. A questão é: afinal, trabalhamos com quem? Apenas com máquinas? Não, a finalidade do nosso trabalho serão sempre as pessoas. Não são máquinas, mas seres humanos.
O sucesso de sites e softwares mora justamente na interação com as pessoas. Basta observar os sites, aplicativos e serviços que são sucesso no mundo. O orkut surgiu como uma grande novidade. Porém toda aquela tecnologia já existia, principalmente as comunidades, que nada mais são que fóruns com pouquíssimos recursos se comparados com outros fóruns que temos por aí. Mas se tornou sucesso, graças a forma que o site “conversa” com o usuário, uma aliança de design, tecnologia e comunicação.
E o twitter? Existe alguma tecnologia nova e tão especial rodando nele? Nada mais que uma página com textinhos de poucos caracteres, que mais parece um mural de recados, os comentários de um blog, um RSS ou um chat altamente simples. Não há nada de novo em sua tecnologia mas há sim na sua comunicação com o usuário. O formato escolhido, o processo de postagem e interação dos usuários, sua forma simples de operar, tudo isso fez dele um sucesso.
O MSN Messenger, agora Windows Live Messenger, é um caso clássico de sucesso de comunicação com o usuário. Desbancou o reinado do ICQ graças a uma foto e um enter. Antigamente não era possível colocar uma fotinha junto ao nosso contato de ICQ. Além disso para enviar uma mensagem era necessário clicar com o ponteiro do mouse no botão “enviar”. Bastou a Microsoft incluir a possibilidade de colocar uma foto do usuário e apenas teclar “enter” para enviar a mensagem que a migração do ICQ para o MSN ocorreu em massa. Um caso clássico do formato de comunicação exercendo papel fundamental no sucesso de um software. Acredito que foi iso que Carlos Brando quis dizer, pouco interessa se o código do ICQ era melhor construído que o do MSN, o que importa é que o MSN se comunicou melhor com o usuário do que o ICQ.
Para mim programador ou web designer de sucesso é aquele que se comunica melhor com o seu cliente, com o cliente dos seus clientes e com seus colegas de trabalho, focando seu trabalho nas pessoas. Criar um bom código é fundamental para um programador ser chamado de programador assim como criar um bom design é requisito básico para um web designer ser chamado de web designer. O que irá diferenciar esses profissionais dos demais sempre será no formato de comunicação que escolherem na criação de seus trabalhos.
O foco é: gente. Gente de verdade.